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A fenomenologia na pesquisa da prática pedagógica da educação infantil
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Palavras-chave

Fenomenologia
Práticas pedagógicas
Educação infantil

Como Citar

FAEDO, Camila; PILONETTO, Roseli de Fátima Rech. A fenomenologia na pesquisa da prática pedagógica da educação infantil. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e023014, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8673924. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8673924. Acesso em: 26 jun. 2024.

Resumo

Neste trabalho refletimos sobre as contribuições da Fenomenologia para as pesquisas das práticas pedagógicas na Educação Infantil ao considerá-la um paradigma epistemológico que pensa a educação como um processo exclusivamente humano e o considera em sua totalidade. Por meio de pesquisa bibliográfica, evidenciamos os elementos essenciais da fenomenologia e como estes possibilitam o olhar investigativo no campo da educação infantil. Husserl (2006), Merleau-Ponty (2011), Bicudo (1999, 2020), sustentam a discussão epistemológica e Guimarães (2011) auxilia na compreensão da ação pedagógica na educação infantil.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673924
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