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Conhecimento, linguagem e educação
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Palavras-chave

Nietzsche
OCDE
Política educacionais

Como Citar

BARBOSA, Roberta de Oliveira; PERALTA, Deise Aparecia. Conhecimento, linguagem e educação: a concepção de Nietzsche e a produção discursiva neoliberal. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e023012, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8671496. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8671496. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este ensaio discute as relações entre conhecimento, linguagem e educação no campo dos documentos educacionais que são produzidos e reproduzidos nos dias de hoje. Para tal, nos apoiamos nos escritos de Nietzsche e sobre Nietzsche, buscando identificar os paralelos com os diagnósticos do autor naquele tempo com o cenário atual, no qual organismos multilaterais como a OCDE ditam os rumos das políticas educacionais de diversas nações, inclusive do Brasil, com relatórios, pareceres e avaliações em larga escala. Concluímos que os documentos e as palavras escolhidas carregam ideologias e um projeto de sociedade.

https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8671496
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