Banner Portal
A racionalidade neoliberal e a lógica concorrencial na educação
PDF

Palavras-chave

Racionalidade
Neoliberalismo
Educação
Escola
Lógica da concorrência

Como Citar

OLIVEIRA, Thiago Silva Freitas. A racionalidade neoliberal e a lógica concorrencial na educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e023013, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8664103. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8664103. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa voltada para a análise do avanço do neoliberalismo sobre a educação e a escola contemporânea. Nosso objetivo fundamental é estabelecer uma relação entre isto que estamos chamando de “racionalidade neoliberal” e a lógica da concorrência, defendida principalmente pelos autores do neoliberalismo, e mostrar que ambas funcionam de maneira a promover em conjunto um novo tipo de sujeito em sociedade e, por consequência, um tipo de estudante e um modelo de educação voltados, acima de tudo, para responder a um individualismo exacerbado e a uma lógica de competição predatória e anti-pedagógica.

https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8664103
PDF

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação (PNE). Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86p. (Série legislação n.125).

BRASIL, Senado Federal. Comissão Mista da MP 746/2016. Parecer 95/2016 do Senador Pedro Chaves sobre Projeto de Conversão da MP 746 em Lei Brasília, nov. 2016a.

BRASIL, Ministério da Justiça. Emenda constitucional n.95. Diário Oficial da União, 16.12.2016b, Seção 1, p.2.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017.

BRASIL. Lei 13.415. Diário Oficial da União, 17.2.2017a, Seção 1, p.1.

BRASIL, Lei 13.467. Diário Oficial da União, 14.7.2017b.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DELEUZE, G; GUATARRI, F. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Ponde Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 9. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 63. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

JUNIOR, Justino de Souza. Marx e a crítica da educação: da expansão liberal-democrática à crise regressivo-destrutiva do capital. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2010.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Mariana Echalar, 1ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

LUKÁCS, György. Os princípios ontológicos fundamentais de Marx (excerto da Ontologia do ser social). São Paulo: Ciências Humanas, 1979.

LUKÁCS, György. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MANACORDA, Mário Alighiero. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1989.

MANACORDA, Mário Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. 3. ed. Trad. Newton Ramos de Oliveira. Campinas-SP: Editora Alínea, 2017.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Introdução à Crítica da Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1987. (Coleção Os pensadores)

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich Manifesto comunista. Org. de Osvaldo Coggiola. 4. reimp. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. Crítica do Programa de Gotha. Seleção, tradução e notas de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.

MARX, Karl. O Capital: crítica da Economia Política. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. A ideologia alemã. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017.

MÉSZÁROS, I. Educação para Além do Capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MÉSZÁROS, I. Para além do Capital. Trad. Paulo C. Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2011.

MÉSZÁROS, I. O poder da ideologia. Trad. Magda Lopes e Paulo C. Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2014.

MÉSZÁROS, I. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2016.

MISES, L. von. A ação humana: um tratado de economia. 2. ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1995.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia : teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez, 1977.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 27. ed. Campinas: Autores Associados, 1993.

SAVIANI, Dermeval. Desafios atuais da pedagogia histórico-crítica. In: SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da; SEVERINO, Antônio Joaquim. (org.). Dermeval Saviani e a educação brasileira: o simpósio de Marília. São Paulo: Cortez, 1994.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval.; DUARTE, Newton (org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.