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Silvio Gamboa
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Palavras-chave

Epistemologia
Educação
Humanização

Como Citar

POLLI, José Renato; FREITAS, Charles Lamartine de Sousa. Silvio Gamboa: coerência militante e consistência teórica na defesa de uma educação humanizadora e como direito. . Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e023002, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8673815. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8673815. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este artigo-depoimento é fruto das experiências individuais e coletivas que os autores vivenciaram ao longo dos últimos 5 anos com o professor Silvio Gamboa. Procura ressaltar, na esteira de um processo de humanização em curso, permanentemente aberto e expansivo no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação – Paideia, que os momentos de convivência com o professor Gamboa, aparentemente despretensiosos academicamente, sugeriram impressões que ensejaram agora reflexões sobre a atuação acadêmica.

https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673815
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Referências

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GAMBOA, Silvio A. Sanchez. Epistemologia da pesquisa em educação. 1998. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 1998.

GAMBOA, Silvio A. Sanchez; GERBASI, Luciana. Educação como direito humano na interface com as pesquisas sobre Paulo Freire. In: NUNES, César Augusto R.; POLLI, José Renato. (org) Paulo Freire e os Direitos Humanos. Jundiaí/Campinas: Fibra/Brasílica/Edições Brasil, 2021.

NUNES, Cesar A. Sobre os métodos de pesquisa nas ciências da educação: passos teóricos iniciais e aproximações práticas preliminares. Revista de Educação da Faculdade Unina – Reunina, vol. 2, no. 4, 2021.

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