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O pensamento de John Dewey
O Número temático intitulado “A Epistemologia da Educação na América Latina e no Caribe: desafios e perspectivas” pretende documentar, compartilhar reflexões, resultados de pesquisas e experiências pedagógicas, que contribuam justamente para dinamizar o tema proposto, e identificar problemática em que poderíamos cooperar para colocar a Epistemologia da Educação a serviço das discussões das agendas curriculares e das reformas educacionais nos países da região que visem impacto social e educacional de forma inclusiva.
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Palavras-chave

Democracia
Educação
Ciência

Como Citar

BIASOTTO, Karine. O pensamento de John Dewey: um percurso entre a democracia, a educação e a ciência. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 209–226, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v14i3.8671571. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8671571. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Esse artigo tem por objetivo entender a conexão entre democracia, educação e ciência em Dewey. Primeiramente apresenta-se a proposta de democracia como um modo de vida associada que pressupõe interesses em comum e liberdade. Algo que representa um equilíbrio desejável. Em um segundo momento, destaca-se o histórico da formação da democracia americana e a educação como um elemento que promove a manutenção da sociedade democrática e como essa forma de vida e de governo é impactada pela economia e pela ciência. Diante disso, é possível vislumbrar a atualidade do pensamento deweyano sobre a necessidade vigilância para a manutenção da democracia.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8671571
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Referências

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