Banner Portal
The thought of John Dewey
O Número temático intitulado “A Epistemologia da Educação na América Latina e no Caribe: desafios e perspectivas” pretende documentar, compartilhar reflexões, resultados de pesquisas e experiências pedagógicas, que contribuam justamente para dinamizar o tema proposto, e identificar problemática em que poderíamos cooperar para colocar a Epistemologia da Educação a serviço das discussões das agendas curriculares e das reformas educacionais nos países da região que visem impacto social e educacional de forma inclusiva.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Democracy
Science
Education

How to Cite

BIASOTTO, Karine. The thought of John Dewey: a path between democracy, education and Science. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 209–226, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v14i3.8671571. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8671571. Acesso em: 21 may. 2024.

Abstract

This article aims to understand the connection between democracy, education and science in Dewey. Initially, the proposal of democracy is presented as an associated way of life that presupposes common interests and freedom, which represents a desirable balance. In a second moment, we highlight the history of the formation of american democracy and de education as an element that promotes the maintenance of a democratic society and how this form of life and government is impacted by the economy and science. Thus, it is possible to glimpse the relevance of Dewey's thought on the need for surveillance for the maintenance of democracy.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8671571
PDF (Português (Brasil))

References

BOTO, Carlota. Um credo pedagógico na democracia escolar: algum traçado do pensamento de John Dewey. Educação, v. 29, n. 3, p. 599-619, 2006.

BRANCO, Maria Luísa Frazão Rodrigues. A educação progressiva na atualidade: o legado de John Dewey. Educação e Pesquisa, v. 40, p. 783-798, 2014.

CUNHA, Marcus Vinicius da. Educador e filósofo da democracia. In: John Dewey. As origens da educação progressiva: o filósofo da democracia e sua importância para a renovação educacional. São Paulo: Segmento, 2018.

CUNHA, Marcus Vinicius da. Uma filosofia da experiência. In: John Dewey. As origens da educação progressiva: o filósofo da democracia e sua importância para a renovação educacional. São Paulo: Segmento, 2018.

CUNHA, Marcus Vinicius da. John Dewey: Filosofia, política e educação. Perspectiva. Florianópolis, v.19, n.2, p. 371-388, jul.-dez. 2001.

DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

DEWEY, John. Liberalismo, liberdade e cultura. São Paulo, Editora Nacional e Editora da USP: 1970.

MOREIRA, Carlos Otávio Fiúza. Entre o indivíduo e a sociedade: estudo da filosofia da educação de John Dewey. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

PIMENTA, Rita. Investigação, educação e democracia. In: John Dewey. As origens da educação progressiva: o filósofo da democracia e sua importância para a renovação educacional. São Paulo: Segmento, 2018.

POGREBINSCHI, Thamy. A democracia do homem comum: Resgatando a teoria política de John Dewey. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, 23, p. 43-53, nov. 2004.

TEIXEIRA, Anísio. A pedagogia de Dewey. In: Vida e educação. Companhia Melhoramentos: São Paulo, 1965.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Filosofia e Educação

Downloads

Download data is not yet available.