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O lugar legado à filosofia diante da Reforma do Ensino Médio e as orientações da BNCC
O Número temático intitulado “A Epistemologia da Educação na América Latina e no Caribe: desafios e perspectivas” pretende documentar, compartilhar reflexões, resultados de pesquisas e experiências pedagógicas, que contribuam justamente para dinamizar o tema proposto, e identificar problemática em que poderíamos cooperar para colocar a Epistemologia da Educação a serviço das discussões das agendas curriculares e das reformas educacionais nos países da região que visem impacto social e educacional de forma inclusiva.
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Palavras-chave

Filosofia
Ensino médio
Política educacional

Como Citar

NASCIMENTO, Franc Lane Carvalho do; LIMA, Maria Nathália Bastos. O lugar legado à filosofia diante da Reforma do Ensino Médio e as orientações da BNCC. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 190–208, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v14i3.8672860. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8672860. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho analisa a importância da  disciplina Filosofia no Ensino Médio em vista das atuais políticas públicas educacionais brasileira. Abordamos a  Filosofia no Ensino Médio de acordo a Lei n.13.415/17 que alterou o Artigo 36 da Lei n. 9. 394/96 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN, Lei n.11.648 de 2008, Resolução de n° 04 de 2010, as denominadas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC/2017. Nesta pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, conclui-se que os referidos documentos oficiais revelam além das alterações quanto ao lugar legado da Filosofia na formação integral do aluno, por ser colocada em segundo plano, a desvalorização  de um conhecimento crítico e reflexivo com vistas a emancipação humana, pois a proposição do ensino está mais centrado em uma concepção de conservação da ordem  dominante.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8672860
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Referências

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