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A relação entre as emoções de rivalidade e as categorias do desejo em Aristóteles
O Número temático intitulado “A Epistemologia da Educação na América Latina e no Caribe: desafios e perspectivas” pretende documentar, compartilhar reflexões, resultados de pesquisas e experiências pedagógicas, que contribuam justamente para dinamizar o tema proposto, e identificar problemática em que poderíamos cooperar para colocar a Epistemologia da Educação a serviço das discussões das agendas curriculares e das reformas educacionais nos países da região que visem impacto social e educacional de forma inclusiva.
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Palavras-chave

Espinosa
Educação
Desejo

Como Citar

BARREIRO, Mateus; FURLAN, Marta. A relação entre as emoções de rivalidade e as categorias do desejo em Aristóteles. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 119–140, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v14i3.8673268. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8673268. Acesso em: 11 nov. 2024.

Resumo

Na filosofia de Aristóteles, o sentimento de amizade apresenta uma ambivalência com as emoções de rivalidade (philotimia) como a cólera (orgê) e a emulação (zêlos). Neste sentido, este artigo tem como objetivo principal refletir sobre os aspectos emocionais que envolvem a noção de amizade, visando aprofundar a relação entre as emoções de rivalidade e as categorias do desejo em Aristóteles. A produtividade dessas reflexões, aponta que o modo como as diversas relações sociais e a construção do conhecimento desenvolvido, também são emocionais, fato que expõem como condição necessária para o desenvolvimento de aspectos vinculados a formação humana.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8673268
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Referências

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