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Diálogos possíveis entre o pluralismo epistemológico de Paul Feyerabend e a educação científica
O Número temático intitulado “A Epistemologia da Educação na América Latina e no Caribe: desafios e perspectivas” pretende documentar, compartilhar reflexões, resultados de pesquisas e experiências pedagógicas, que contribuam justamente para dinamizar o tema proposto, e identificar problemática em que poderíamos cooperar para colocar a Epistemologia da Educação a serviço das discussões das agendas curriculares e das reformas educacionais nos países da região que visem impacto social e educacional de forma inclusiva.
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Palavras-chave

Epistemologia
Ensino
Alfabetização
Educação
Letramento

Como Citar

PINTO, André Luiz; SAAVEDRA FILHO, Nestor Cortez. Diálogos possíveis entre o pluralismo epistemológico de Paul Feyerabend e a educação científica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 91–118, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v14i3.8673735. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8673735. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

A questão dos letramentos e da inovação demonstram-se fundamentais em períodos históricos como o atual, onde as práticas de ensino-aprendizagem tornam-se cada vez mais complexas, que requerem novas abordagens teóricas para compreendermos possibilidades alternativas de ensino. Tendo estas questões em mente, este artigo visa indicar relações possíveis entre o antifundacionismo, o pensamento de Paul Feyerabend e os letramentos científicos. Em um primeiro momento indicaremos questões relativas ao antifundacionismo, e em seguida verificaremos como tal questão se efetiva no pensamento de Feyerabend. Finalizaremos avaliando como esta abordagem pode fundamentar novas práticas educacionais.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8673735
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