Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar dois distintos projetos formativos: a paideia grega e a Bildung do esclarecimento alemão representada por Kant e Hegel, bem como o desenvolvimento desta última em Halbbildung no século XX. Para compreender os sentidos e contornos históricos em que essas formulações estavam postas, tornou-se necessário inseri-las no contexto mais geral das formações sociais em que elas estavam inseridas, revelando suas contradições.
Referências
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação após Auschwitz. 1967. Disponível em: <https://bit.ly/3IOmGAr> Acesso em 16 jan. 2023.
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Teoria da semicultura. Primeira versão, Porto Velho, n. 191, maio/ago. 2005.
ADORNO, Theodor Wiesengrund; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ANDERSON, Perry. Passagens da antiguidade ao feudalismo. Porto: Edições Afrontamento, 1982.
BANDEIRA, Belkis Souza; OLIVEIRA, Avelino da Rosa. Formação cultural e semiformação: contribuições de Theodor Adorno para pensar a educação hoje. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 225-232, maio/ago. 2012.
GINZO, Arsenio. Hegel y el problema de la educación. In: HEGEL, G. W. F. Escritos pedagógicos. México; Madrid; Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1991.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Discursos sobre Educação. Lisboa: Edições Colibri, 1994.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do espírito. Petrópolis; Bragança Paulista: Vozes; Editora Universitária São Francisco, 2014.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
JESUS, Lucia de Fatima Oliveira de; FELGUEIRAS, Margarida Maria Louro. Entre areté e paideia: a emergência histórica do conceito de educação. In: EUGÊNIO, Benedito Gonçalves; SANTANA, José Valdir Jesus de; FERREIRA, Maria de Fátima de Andrade. (org.). Etnicidade, gênero e educação: olhares plurais. Vitória da Conquista: Edições UESB, v. 1, 2022, p. 237-253.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é o esclarecimento (Aufklärung)?. In: KANT, I. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1985.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Editora Unimep, 1996.
MARX, Karl. O capital, livro I, capítulo VI (inédito). São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1978.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, Karl. O capital: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2017. (Livro I).
MORWOOD, James; TAYLOR, John. Pocket Oxford Classical Greek Dictionary. New York: Oxford University Press, 2002.
NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. O conceito de Bildung em Hegel. Sobral: SertãoCult; Edições UVA, 2019.
PLATO. Platonis Opera, ed. John Burnet. New York: Oxford University Press, 1903. Versão digital disponível em: <https://bit.ly/3vPIBiW>. Acesso em 9 jan. 2023.
PLATON. Diálogos VIII – Leyes (libros I-VI). Madrid: Editorial Gredos, 1999. (Coleção Biblioteca Clásica Gredos, v. 265).
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011. (Coleção educação contemporânea).
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, 2008.
SHEEHAN, James J. German history: 1770-1866. Oxford: Clarendon Press, 1991.
SUAREZ, Rosana. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Kriterion, Belo Horizonte, n. 112, p. 191-198, dez. 2005.
THIERCY, Pascal. Tragédias gregas. Porto Alegre: L&PM, 2011.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Apresentação: A significação da Fenomenologia do espírito. In: HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do espírito. Petrópolis; Bragança Paulista: Vozes; Editora Universitária São Francisco, 2014.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Filosofia e Educação