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Paideia e Bildung
O Número temático intitulado “A Epistemologia da Educação na América Latina e no Caribe: desafios e perspectivas” pretende documentar, compartilhar reflexões, resultados de pesquisas e experiências pedagógicas, que contribuam justamente para dinamizar o tema proposto, e identificar problemática em que poderíamos cooperar para colocar a Epistemologia da Educação a serviço das discussões das agendas curriculares e das reformas educacionais nos países da região que visem impacto social e educacional de forma inclusiva.
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Palavras-chave

Paideia
Bildung
Halbbildung
Formação cultural

Como Citar

AZEVEDO, Vinícius; ANDRÉ TEIXEIRA, Lucas. Paideia e Bildung: sentidos e contornos históricos dos projetos formativos da antiguidade e da modernidade. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 31–47, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v14i3.8673926. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8673926. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar dois distintos projetos formativos: a paideia grega e a Bildung do esclarecimento alemão representada por Kant e Hegel, bem como o desenvolvimento desta última em Halbbildung no século XX. Para compreender os sentidos e contornos históricos em que essas formulações estavam postas, tornou-se necessário inseri-las no contexto mais geral das formações sociais em que elas estavam inseridas, revelando suas contradições.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8673926
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