Banner Portal
Os salesianos e o processo civilizador por meio da educação no antigo sul de mato grosso
O Número temático intitulado “A Epistemologia da Educação na América Latina e no Caribe: desafios e perspectivas” pretende documentar, compartilhar reflexões, resultados de pesquisas e experiências pedagógicas, que contribuam justamente para dinamizar o tema proposto, e identificar problemática em que poderíamos cooperar para colocar a Epistemologia da Educação a serviço das discussões das agendas curriculares e das reformas educacionais nos países da região que visem impacto social e educacional de forma inclusiva.
PDF

Palavras-chave

Colégios confessionais
Manuais catolicismo
Docilização dos corpos

Como Citar

BARBOSA, Alana de Oliveira; OLIVEIRA, Elizandro Chaves de; CAZAVECHIA , William Robson. Os salesianos e o processo civilizador por meio da educação no antigo sul de mato grosso. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 73–90, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v14i3.8674893. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8674893. Acesso em: 25 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo analisa o crescimento das instituições escolares salesianas no Antigo Sul de Mato Grosso no final do século XIX e início do XX e o ideal de um processo civilizador educacional, empreendido pela Igreja Católica, protagonizado pela congregação salesiana a qual atuou para assegurar prerrogativa educacionais ao passo que o Estado brasileiro laicizava-se. Essa análise terá como suporte bibliográfico a obra de Riolando Azzi (1982) que em sua obra Os salesianos no Brasil à luz da História, destaca o papel exercido pelo Manual Civilizador dos salesianos. Como aporte teórico, destacamos a obra de Norbert Elias (1994), O processo civilizador.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8674893
PDF

Referências

AZZI, Riolando, Os salesianos no Brasil a luz da História. São Paulo: Editora Dom Bosco, 1982.

AZZI, Riolando. A obra de Dom Bosco no Brasil. Vol. I. São Paulo, Ed. Salesiana Dom Bosco, 2000.

AZZI, Riolando. A obra de Dom Bosco no Brasil. Vol. II. São Paulo, Ed. Salesiana Dom Bosco, 2002.

BOTO, Carlota. A racionalidade escolar como processo civilizador: a moral que captura almas. Revista Portuguesa de Educação, 2010, 23 (2), pp.35-72.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: História e Imagem. Bauru: Edusc, 2004.

CAMACHO, S. B. Cadernos de segredos: marcas da educação católica na escrita íntima. 2005. Dissertação (Mestrado)- Mestrado em Educação– Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

CASTRO, Pe. Afonso. História da Missão Salesiana de Mato Grosso 1894-2008. Paróquia São João Bosco. Campinas: Editora UCDB, v.I,2015.

COSTA, Célio Juvenal; MENEZES, Sezinando Luiz. Norbert Elias e a Teoria dos Processos Civilizadores. Histedbr online, n. 53, Campinas-SP, out. 2013, p. 238-262.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: uma História dos Costumes. V. I Ed. Zahar, Rio de Janeiro, 1994.

FRANCISCO, Adilson José. Educação & Modernidade: Os Salesianos em Mato Grosso 1894-1919. Cuiabá, MT, Ed. UFMT,2010.

MANOEL, Ivan A. Igreja e educação feminina: uma face do conservadorismo (1859-1959). São Paulo: Editora UNESP, 1996.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.