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Os salesianos e o processo civilizador por meio da educação no antigo sul de mato grosso
O Número temático intitulado “A Epistemologia da Educação na América Latina e no Caribe: desafios e perspectivas” pretende documentar, compartilhar reflexões, resultados de pesquisas e experiências pedagógicas, que contribuam justamente para dinamizar o tema proposto, e identificar problemática em que poderíamos cooperar para colocar a Epistemologia da Educação a serviço das discussões das agendas curriculares e das reformas educacionais nos países da região que visem impacto social e educacional de forma inclusiva.
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Palavras-chave

Colégios confessionais
Manuais catolicismo
Docilização dos corpos

Como Citar

BARBOSA, Alana de Oliveira; OLIVEIRA, Elizandro Chaves de; CAZAVECHIA , William Robson. Os salesianos e o processo civilizador por meio da educação no antigo sul de mato grosso. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 73–90, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v14i3.8674893. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8674893. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo analisa o crescimento das instituições escolares salesianas no Antigo Sul de Mato Grosso no final do século XIX e início do XX e o ideal de um processo civilizador educacional, empreendido pela Igreja Católica, protagonizado pela congregação salesiana a qual atuou para assegurar prerrogativa educacionais ao passo que o Estado brasileiro laicizava-se. Essa análise terá como suporte bibliográfico a obra de Riolando Azzi (1982) que em sua obra Os salesianos no Brasil à luz da História, destaca o papel exercido pelo Manual Civilizador dos salesianos. Como aporte teórico, destacamos a obra de Norbert Elias (1994), O processo civilizador.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8674893
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Referências

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