Banner Portal
Editorial
O Número temático intitulado “A Epistemologia da Educação na América Latina e no Caribe: desafios e perspectivas” pretende documentar, compartilhar reflexões, resultados de pesquisas e experiências pedagógicas, que contribuam justamente para dinamizar o tema proposto, e identificar problemática em que poderíamos cooperar para colocar a Epistemologia da Educação a serviço das discussões das agendas curriculares e das reformas educacionais nos países da região que visem impacto social e educacional de forma inclusiva.
PDF

Palavras-chave

Editorial

Como Citar

NUNES, César. Editorial . Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 1–8, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v14i3.8675418. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8675418. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

A Revista Filosofia e Educação (RFE UNICAMP) já contabiliza mais de uma década de existência institucional, notabilizando-se por variadas e pluralistas publicações na área da Filosofia e da Educação. Vincula-se à Linha de Pesquisa (06) Filosofia e História da Educação, que compõe o corolário do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Nos últimos quatro anos passou a representar, mais especificamente, a produção e a vida institucional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA, um grupo de investigação com mais de 23 anos de atuação institucional, epistemológica e política, na área da Filosofia e da Educação.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8675418
PDF

Referências

Azevedo, V., & André Teixeira, L. (2024). Paideia e Bildung: sentidos e contornos históricos dos projetos formativos da antiguidade e da modernidade. Filosofia E Educação, 14(3), 31–47. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8673926

Barbosa, A. de O., Oliveira, E. C. de, & Cazavechia , W. R. (2024). Os salesianos e o processo civilizador por meio da educação no antigo sul de mato grosso. Filosofia E Educação, 14(3), 73–90. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8674893

Barreiro, M., & Furlan, M. (2024). A relação entre as emoções de rivalidade e as categorias do desejo em Aristóteles. Filosofia E Educação, 14(3), 119–140. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8673268

Biasotto, K. (2024). O pensamento de John Dewey: um percurso entre a democracia, a educação e a ciência. Filosofia E Educação, 14(3), 209–226. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8671571

Ferreira, D. A. G., & Miranda, E. S. (2024). A paideia de Habermas nas entrelinhas de sua teoria crítica da racionalidade moderna. Filosofia E Educação, 14(3), 9–30. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8674905

Mentor, P., & Bensusan, H. N. (2024). O que é que se sente diante de σοφία? amor cristão, amor pagão, amores avulsos. Filosofia E Educação, 14(3), 141–161. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.867118

Nascimento, F. L. C. do, & Lima, M. N. B. (2024). O lugar legado à filosofia diante da Reforma do Ensino Médio e as orientações da BNCC. Filosofia E Educação, 14(3), 190–208. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8672860

Peixoto, E. da S. (2024). Schopenhauer como educador: modelo de uma formação intempestiva. Filosofia E Educação, 14(3), 162–189. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8673763

Pinto, A. L., & Saavedra Filho, N. C. (2024). Diálogos possíveis entre o pluralismo epistemológico de Paul Feyerabend e a educação científica. Filosofia E Educação, 14(3), 91–118. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8673735

Primo, S. C. de S., & Neuvald, L. (2024). Indústria cultural e formação humana: reflexões a partir da perspectiva da teoria crítica. Filosofia E Educação, 14(3), 48–72. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8673624

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.