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A educação pública em Rousseau
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Palavras-chave

Rousseau. Educação pública. Educação da natureza. Seguir a natureza.

Como Citar

ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito. A educação pública em Rousseau. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 125–151, 2012. DOI: 10.20396/rfe.v4i2.8635427. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635427. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a educação pública em Rousseau e verificar em que medida se relaciona com a proposta da educação doméstica. Os dois modelos são irremediavelmente paradoxais: enquanto a máxima de um é “seguir a natureza”, do outro é “desnaturar”. Apesar disto, a educação pública descrita no modelo para a Polônia apresenta uma série de elementos comuns ao Emílio o que indica que, de certa forma, a educação da natureza pode contribuir para com as especificidades da educação pública. Para desenvolver esta concepção valer-nos-emos de parte da bibliografia crítica sobre a educação em Rousseau, especialmente autores nacionais.
https://doi.org/10.20396/rfe.v4i2.8635427
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