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Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica
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Keywords

Cuidado de si. Governamentalidade. Jean-Jacques Rousseau.

How to Cite

PAGNI, Pedro Angelo. Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 177–204, 2012. DOI: 10.20396/rfe.v4i2.8635429. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635429. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Este artigo analisa a gênese e o desenvolvimento da relação entre a arte pedagógica e a infância. Ao abordar esse tema, procuramos salientar as virtualidades do cuidado com a infância postulada por Rousseau e, também, por Kant, em sua gênese moderna, em contraposição a um governo extremo ou ao domínio que se exerce sobre ela ou a partir dela, em seu desenvolvimento subsequente na contemporaneidade. Discutimos, dessa forma, o quanto essas virtualidades foram abandonadas pelas práticas compreendidas pela arte pedagógica, em vistas a encontrar um lugar para o pensamento de Rousseau e de pensa-lo na sua atualidade.
https://doi.org/10.20396/rfe.v4i2.8635429
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