Banner Portal
Educar para a vida: a formação filosófica na perspectiva da Filosofia da práxis
PDF

Palavras-chave

Filosofia da Práxis. Ensino de Filosofia. Intelectual orgânico. Reforma Intelectual e Moral.

Como Citar

SAID, Ana Maria; MENDES, Gigliola. Educar para a vida: a formação filosófica na perspectiva da Filosofia da práxis. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 86–95, 2012. DOI: 10.20396/rfe.v4i1.8635439. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635439. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Proposta de um modelo de formação filosófica de jovens do Ensino Médio inspirado na Filosofia da práxis de Gramsci. Formá-los na práxis teria como objetivo a sua elevação cultural, dando-lhes acesso aos códigos dominantes da sociedade em que vivem, o que os faria conhecer seus direitos e deveres e desenvolver a capacidade de exigi-los. Em tal perspectiva, o professor tem como desafios oferecer formação teórica aos seus alunos e educá-los politicamente para a transformação da sociedade.

https://doi.org/10.20396/rfe.v4i1.8635439
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.