Banner Portal
O texto filosófico nas aulas de Filosofia do Ensino Médio: análise e proposição a partir da experiência paranaense
PDF

Palavras-chave

Ensino de filosofia. Texto filosófico. Transposição didática.

Como Citar

VALESE, Rui; HORN, Geraldo Balduino. O texto filosófico nas aulas de Filosofia do Ensino Médio: análise e proposição a partir da experiência paranaense. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 159–176, 2012. DOI: 10.20396/rfe.v4i1.8635442. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635442. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A volta da Filosofia ao Ensino Médio impõe o desafio de legitimá-la como matéria escolar. A pergunta que aqui se pretende responder – qual o sentido e lugar que o texto clássico de Filosofia ocupa na aula de Filosofia no Ensino Médio? – tem relação com o processo de transposição didática do saber filosófico. Procura-se mostrar e discutir o modo como o texto filosófico é tratado no curso de Filosofia da UFPR, nas Diretrizes de Filosofia e no Livro Didático Público de Filosofia do Paraná.

https://doi.org/10.20396/rfe.v4i1.8635442
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.