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O corpo como base da ética na teoria da motricidade humana: o desporto como foco de análise
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Palavras-chave

Ética. Corpo. Motricidade humana.

Como Citar

ZOBOLI, Fabio; SILVA, Renato Izidoro da; LAMAR, Adolfo Ramos. O corpo como base da ética na teoria da motricidade humana: o desporto como foco de análise. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 135–158, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i1.8635474. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635474. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A teoria da Motricidade Humana criada na década de 1980 pelo português Manuel Sérgio é uma presunção que tenta dar bases epistemológicas para criar um novo paradigma a fim de pautar as práxis da Educação Física. As bases da teoria se assentam numa perspectiva de corpo centrada na filosofia e ciências humanas para contrapor e somar as bases históricas das práxis da Educação Física historicamente fundadas no corpo anatomo-biológico. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir a centralidade do corpo para a construção de uma base ética na teoria da Motricidade Humana. Para argumentar tal centralidade os autores estabelecem fundamentalmente um diálogo tensivo entre Nietzsche e Merleau-Ponty para fazer um paralelo de como Manuel Sérgio se apropria da filosofia de ambos para conceber o corpo enquanto dimensão ética na sua teoria.
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635474
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