Banner Portal
Epistemologias e teorias do conhecimento em educação e educação física: reações aos pós-modernismos
PDF

Palavras-chave

Epistemologia. Pesquisa educacional. Educação física. Pós-Modernismos.

Como Citar

TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira. Epistemologias e teorias do conhecimento em educação e educação física: reações aos pós-modernismos. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 8–52, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i2.8635490. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635490. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a epistemologia e as teorias do conhecimento da pesquisa em Educação e Educação Física, explicitando as reações aos pós-modernismos. Apresenta as correntes pós-modernistas que vem influenciando estas áreas e localiza as diversas viradas epistemológicas, tais como a "virada linguistica" "hermenêutica" e "pragmática". Resgata a ontologia como base que da o sentido a essas reações contras essas "viradas" e busca mostrar as teorias do conhecimento e as perspectivas histórico-sociais que estão em confronto.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635490
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.