Banner Portal
A nova pedagogia da hegemonia no contexto da globalização
PDF

Palavras-chave

Globalização. Pedagogia da hegemonia. Educação. Pedagogia do consenso.

Como Citar

SANFELICE, José Luis. A nova pedagogia da hegemonia no contexto da globalização. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 111–119, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i2.8635494. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635494. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente texto tem por pressuposto teórico a determinação das práticas e teorias pedagógicas, bem como das controvérsias epistemológicas, pela estrutura e superestrutura indissociáveis vigentes. O cenário  é o da globalização econômica e cultural. Nesse cenário, destaca-se a pedagogia da hegemonia visando decifrar suas implicações na construção de um novo homem e de um novo consenso ideológico, político e social.  Conclui-se que a pedagogia da hegemonia, desde o Estado educador, passando pelas igrejas, mídias e ONG's, tenta sedimentar a "ordem" mundial capitalista-burguesa como algo inevitável.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635494
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.