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Pressupostos teórico-metodológicos da genealogia: composições para um debate na educação
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Palavras-chave

Genealogia. Pós-Estruturalismo. Educação.

Como Citar

MORUZZI, Andrea Braga; ABRAMOWICZ, Anete. Pressupostos teórico-metodológicos da genealogia: composições para um debate na educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 168–181, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i2.8635498. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635498. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho procura mapear, a partir de um estudo bibliográfico, a genealogia enquanto referencial teórico metodológico pós-estruturalista. Como resultado, observa-se que a genealogia aparece de forma contínua e com muitas similaridades em Nietzsche, Foucault e Deleuze, contudo, na educação trata-se ainda de uma perspectiva teórica metodológica pouco explorada. São elementos da genealogia: questionar o conhecimento, o saber e as verdades; questionar quem as produzem e em que condições, fazendo emergir as relações de poder que as tornam possíveis; por fim, entrar no campo da genealogia é colocar em foco saberes antes não considerados, é trazer à tona o marginal e o impensado.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635498
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