Banner Portal
Educação e pós-modernidade: um olhar wittgensteiniano
PDF

Palavras-chave

Pós-modernidade. Educação. Linguagem.

Como Citar

AZEVEDO, Heloisa Helena Duval de; OLIVEIRA, Neiva Afonso. Educação e pós-modernidade: um olhar wittgensteiniano. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 182–198, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i2.8635499. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635499. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho argumenta, a partir do filósofo Ludwig Wittgenstein, que o jogo de linguagem pode contribuir na discussão sobre educação. Objetivamos introduzir a percepção da linguagem como elemento inerente ao ser humano para abordar a relação sobre educação. Diante desse panorama, o trabalho discute as possibilidades dos jogos de linguagem, onde há regras que podem ser ou não as mesmas entre um jogo e outro. Jogar não significa ganhar, ter razão ou a verdade. Podemos jogar pelo prazer de inventar um jogo ou para fazer valer argumentativamente nossa opinião. As considerações finais apontam para o desafio da pesquisa em educação, na disciplina de Paradigmas Filosóficos da Educação e provocam desafios na área da pesquisa filosófico-educacional.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635499
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.