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Teoria do conhecimento e epistemologia na pesquisa em Educação Física
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Palavras-chave

Teoria do conhecimento. Epistemologia. Educação Física

Como Citar

PAES NETO, Gabriel Pereira; FRANÇA, Ney Ferreira; FURTADO, Renan Santos. Teoria do conhecimento e epistemologia na pesquisa em Educação Física. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 13–32, 2016. DOI: 10.20396/rfe.v8i3.8647071. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8647071. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Trata-se de estudo bibliográfico pelo qual analisamos a pesquisa na educação física em torno da perspectiva de reaproximação da epistemologia com a teoria do conhecimento. Analisamos que as pesquisas devem pressupor a práxis e a dialética, sendo que à luz destas devem abordar os problemas do conhecimento, da história e da realidade, também pressupondo o materialismo histórico dialético enquanto epistemologia e o socialismo enquanto projeto histórico. A pesquisa em educação física deve reverter o seu circuito de conhecimento, superando os modelos hegemônicos, assim como o avançar na passagem das questões instrumentais, técnicas e metodológicas para as teóricas e epistemológicas. 

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647071
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