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A formação do professor em Filosofia no Brasil: restrição de pensamento e testemunho
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Keywords

Formação docente em filosofia no Brasil. Ensino de filosofia no Brasil. Periódicos brasileiros.

How to Cite

PERENCINI, Tiago Brentam. A formação do professor em Filosofia no Brasil: restrição de pensamento e testemunho. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 23–47, 2017. DOI: 10.20396/rfe.v9i2.8649620. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8649620. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Ambiciono analisar no presente artigo como a ausência histórica da produção de pensamento sobre a formação docente se faz sentir na tradição universitária filosófica na contemporaneidade brasileira. Parto da hipótese de que a restrição histórica do debate sobre o ensino de Filosofia no Brasil acarretou a ausência de um campo dedicado a refletir sobre a formação docente na atualidade. Argumentarei a partir de dois caminhos complementares: (1) de minhas pesquisas envolvendo o ensino de Filosofia nos periódicos de Filosofia e de educação em circulação no início da criação da Universidade brasileira, e (2) de meu testemunho de formação como estudante e como professor de Filosofia no país.

https://doi.org/10.20396/rfe.v9i2.8649620
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