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Deleuze-Guattari e educação física cultural: pedagogia do conceito de "escrita-currículo"
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Palavras-chave

Currículo cultural. Deleuze. Guattari. Pedagogia do conceito.

Como Citar

BONETTO, Pedro Xavier Russo; NEIRA, Marcos Garcia. Deleuze-Guattari e educação física cultural: pedagogia do conceito de "escrita-currículo". Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 406–437, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i2.8651029. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651029. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo em questão trata do conceito de “escrita-currículo”, produzido no âmbito da perspectiva cultural de Educação Física. A partir da “pedagogia do conceito” inscrita na perspectiva filosófica de Félix Guattari e Gilles Deleuze (2010), analisamos o referido conceito tomando como referência os elementos de: assinatura, historicidade, campo de imanência, elementos e componentes, multiplicidade, personagem conceitual, traços de intensidade e objetividade. Assim, vimos que o conceito procura movimentar de uma outra forma as práticas pedagógicas prescritas, fixas, rígidas, tradicionais, tecnicistas, procedimentais, acríticas, homogeneizantes, moralizantes, deterministas e sequenciais. 

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i2.8651029
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