Banner Portal
A paideia: a arte de Educar para a Vida toda diante dos desafios de uma Pedagogia da Infância.
PDF

Palavras-chave

Educação. Criança. Infância. Paideia.

Como Citar

COSTA, Juliana Cristina. A paideia: a arte de Educar para a Vida toda diante dos desafios de uma Pedagogia da Infância. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 121–135, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i1.8652001. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652001. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Estuda as origens do pensamento filosófico ocidental sobre Educação, a partir da sociedade grega antiga, de base escravocrata. Destaca as diferentes etapas de formação da concepção grega de Educação ou Paideia e discute seus significados e desdobramentos. Aponta a Paideia como um ideal de educação plena, educar para a vida, como processo de formação humana. Estuda topicamente as etapas da organização da educação e da escola no Brasil. Analisa as políticas sociais e educacionais e explicita as características autoritárias e excludentes da sociedade e, por conseguinte, da escola no Brasil. Afirma suas características adultocêntricas e impositivas e aponta ser necessária uma superação das marcas e dos determinantes de natureza social e política para a construção ou para a emergência de práticas de reconhecimento da Criança e da Infância no Brasil. A prática pedagógica de acolhimento da Criança na escola necessita de superações de natureza filosófica e política dos estigmas das formações pedagógicas dominantes.

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652001
PDF

Referências

ÀRIES, P. História Social da Criança e da Família. R. J.: Zahar Editores, 1981.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069/90, de 13 de julho de 1990. São Paulo, CBIA SP.

NUNES, C. e SILVA, Edna. Educação Sexual da Criança – Polêmicas do nosso tempo. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

NUNES, C. Platão e a dialética entre a filosofia do amor e o amor à filosofia. Campinas, SP: Librium Editora e Editora Brasílica, 2017.

KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

KRAMER, Sônia. e ABRAMOVAY, M. “O Rei está nu”: um debate sobre as funções da pré-escola. In Cadernos Cedes, nº 9. UNICAMP, 1991.

KUHLMANN JR, Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

PILOTTI, Francisco e RIZZINI, Irene (orgs.). A Arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Interamericano Del Nino, Editora Universitária Santa Úrsula, Amais Livraria e Editora, 1995.

SOUZA, Solange Jobim e KRAMER, Sonia. Educação ou tutela? A criança de 0 a 6 anos. Campinas: UNICAMP, 1997.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.