Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a relação linguagem, educação e hermenêutica. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com base em Gadamer. Na educação, a dimensão dialógica da compreensão está situada como o locus primordial da ação educativa, lugar privilegiado onde o compreender se efetiva tendo por base a relação de intersubjetividade entre os sujeitos do diálogo, condição fundante da interpretação do que é proferido no ambiente escolar, mediante a abertura entre os sujeitos dessa postura. Através de uma educação dialógica podemos ter educandos cada vez mais conscientes da sua individualidade e historicidade, que utilizam a linguagem para compreender a si mesmo e o mundo à sua volta.
Referências
ALMEIDA, Custódio Luiz S. Hermenêutica e Dialética: Dos estudos platônicos ao encontro com Hegel. Coleção filosofia 135. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2000.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 27ª edição. Rio de Janeiro – RJ: Editora Paz e Terra, 2003.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis - RJ: VOZES, 1997.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II. Petrópolis - RJ: VOZES, 2002.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Reviravolta Linguístico-pragmática na Filosofia contemporânea. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2001.
ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: entre a linguagem da experiência e a experiência da linguagem. São Leopoldo-RS: Editora Unisinos, 2002. (Coleção Ideias).
STEIN Ernildo. Aproximações sobre a Hermenêutica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. (Coleção: Filosofia).
STEIN Ernildo. Seis estudos sobre Ser e Tempo. 2. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 1990.
STEIN Ernildo. Dialética e Hermenêutica. In.: Revista Síntese, n. 29, 1983.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de Filosofia IV: Introdução à Ética Filosófica I. São Paulo: Edições Loyola, 1990.
O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.