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Corpos utópicos e heterotópicos
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Palavras-chave

Corpo utópico
Corpo heterotópico
Educação em ciências

Como Citar

FERRARO, José Luís Schifino. Corpos utópicos e heterotópicos: da Filosofia à Educação em Ciências . Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v12i1.8658578. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8658578. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este ensaio aborda a problemática do corpo na educação em ciências. Para tanto, toma como exemplo o corpo utópico utilizado na ciência, colocando-o em uma perspectiva crítica a partir do seu não reconhecimento como modelo corporal. Como contraponto, trabalha com a ideia de corpo heterotópico, como corpo real, singular, que se produz e se traduz como prática de resistência. A partir deste conceito evidencia-se o potencial da educação em ciências para a estetização da ciência, recolocando a discussão do reconhecimento e da autodeterminação do outro como pauta para uma agenda formativa humanística, comprometida com uma ético-estética das alteridades na ciência.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i1.8658578
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