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A TIC atuando como mediadora na educação superior brasileira durante a pandemia do Covid-19
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Palavras-chave

Tecnologias da informação e comunicação
Educação à distância
Covid-19

Como Citar

PONTES, Joyce Karoline Pinto Oliveira; PONTES, Aldrin Bentes. A TIC atuando como mediadora na educação superior brasileira durante a pandemia do Covid-19. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v12i2.8659402. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659402. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) coloca a sociedade em uma situação em que todos os sistemas educacionais, foram paralisados ou tiveram um comprometimento muito drástico com a interrupção de atividades pedagógicas. As universidades e faculdades privadas movimentaram uma operação sem precedentes com aulas remotas e a distância, com o intuito em não parar o calendário acadêmico. Nesse sentido, o presente artigo objetiva discutir a importância da reflexão da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como mediadora na educação brasileira superior, durante a pandemia do Covid-19. A metodologia empregada foi qualitativa e bibliográfica, por meio de pesquisas em arcabouços teóricos, legislação brasileira, além da observação do cotidiano do ensino superior brasileiro que se dá nos veículos de comunicação de massa.  A partir da análise dos resultados obtidos, foi possível concluir que o auxílio das tecnologias, o professor beneficia o aluno no período da pandemia do coronavírus, na medida em que faz uma abordagem mais ampla e o permite fazer associações, através de aulas remotas que podem ser potencializados com as metodologias ativas de ensino.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i2.8659402
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