Resumo
Ao longo da história da Ontologia, a compreensão do Ser muitas vezes se desviou de seu caminho original e tomou diferentes direções. Quais são as consequências desse desvio no que se refere à concepção atual sobre o fenômeno que chamamos de Educação? Desde a Ontologia Fundamental de Martin Heidegger até as considerações de outros pensadores contemporâneos, este artigo propõe um envolvimento e um compromisso quanto à tarefa de desconstruir a história da Ontologia de forma a possibilitar uma abordagem que desvenda a essência mais original da Educação como παιδεία. Este é o desafio que preocupa todos aqueles que de alguma forma se confrontam com as questões relacionadas com a cotidianidade e a possibilidade do Dasein encontrar a sua verdade mesmo em face da ditadura do ‘eles’ (das Man). Portanto, o objetivo dessas reflexões é oferecer uma perspectiva nova e introdutória que pode abrir um horizonte de projetos nos quais nos tornamos transparentes para nós mesmos em nossa determinação (Entschlossenheit).
Referências
COLPO, Marcos. O. Fundamentos para uma Filosofia da Educação a partir da Ontologia de Martin Heidegger. 2002. 259 páginas. Dissertação de Mestrado em Filosofia – Universidade de São Paulo, São Paulo.
DESCARTES, René. A Discourse on the Method. Oxford: Oxford University Press, 2006.
FRANKL, Viktor Emil. The Unconscious God. New York: Pocket Books, 1976.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of Freedom: Ethics, Democracy and Civic Courage. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. New York: Bloomsbury Academic, 2018.
GORDON, Haim; GORDON, Rivca. Heidegger on Truth and Myth: A Rejection of Postmodernism. New York: Peter Lang, 2007.
HEIDEGGER, Martin. Being and Time. Oxford: Blackwell, 1962.
HEIDEGGER, Martin. Der Ursprung des Kunstwerkes. In:______. Gesamtausgabe - I. Abteilung: Veröffentlichte Schriften 1914-1970 – Holzwege. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1977a. p. 1-74. (Band 5).
HEIDEGGER, Martin. The Question Concerning Technology and Other Essays. New York: Harper and Row, 1977b.
HEIDEGGER, Martin. Kant and the Problem of Metaphysics. Bloomington: Indiana University Press, 1997.
HEIDEGGER, Martin. Pathmarks. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
HEIDEGGER, Martin. Zollikon Seminars: Protocols, Conversations, Letters. Evanston: Northwestern University Press, 2001.
HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 2006.
KAHLMEYER-MERTENS, Roberto. Heidegger e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008b.
PLATO. The Republic. New York: Basic Books, 2016.
REGUERA, Henrique. Pedagogía para Mal Educados. Madrid: Editorial Popular, 2010.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Paulo Eduardo Lopes da Silva