Banner Portal
Ensino Remoto na perspectiva Freireana
PDF

Palavras-chave

Educação
Paulo Freire
Ensino remoto

Como Citar

BRANDÃO, Pedro Paulo Souza; GOMES, Maria Rosilene Maués; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. Ensino Remoto na perspectiva Freireana: limites e possibilidades para prática crítico-libertadora. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2296–2322, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8665509. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8665509. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Neste ensaio objetivamos identificar, à luz do pensamento freireano, limites e possibilidades para uma prática pedagógica crítico-libertadora no contexto do Ensino Remoto. Relacionamos o contexto pandêmico com o campo educacional tendo como norte a seguinte questão: que limites e possibilidades existem na prática do Ensino Remoto para uma educação crítico-libertadora? Os resultados apontam, entre outros limites: intensificação sem precedentes ao trabalho docente; mas, com possibilidades de que as experiências com o Ensino Remoto sejam alternativas ao diálogo crítico com os oprimidos e subversivas aos modelos dominantes.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665509
PDF

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. Disponível em: http://www.verlaine.pro.br/txt/pp5/adorno-educacao.pdf.

ALMEIDA, Luis Rogério Gomes de. Ensino colaborativo de eletrônica em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre. (Dissertação). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas/SP: 2010.

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces científicas, Aracajú, v.8, n.3, p. 349- 365, 2020.

ARAÚJO, Mairce da Silva; OLIVEIRA, Daniel Pereira de; TRINDADE, Regina Aparecida Corrêa; NICOLAU, Geisi dos Santos. A atualidade de Paulo Freire em tempos de pandemia: tecendo diálogos sobre os desafios da educação e do fazer docente. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2116610, p. 1-20, 2021.

ARROYO, Miguel. Vidas ameaçadas: exigências-respostas éticas da educação e da docência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

BRASIL. Decreto nº 9. 057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 154, n. 100, p. 3-4, 26 maio. 2017.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 16 de abril de 2021.

CAPONI, Sandra. Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados. 34 (99), 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v34n99/1806-9592-ea-34-99-209.pdf Acesso em: 27 de fevereiro de 2021.

CARNEIRO, W. Pandemia e pós-pandemia: desafios à educação. Publicado pelo Canal Waldeck Carneiro, 2020. Facebook Watch. Disponível em: https://www.facebook.com/341216022616408/videos/1070074190052901/. Acesso em: 2 de junho de 2020.

ANTUNES, Ricardo; FILGUEIRAS, Vitor. Plataformas digitais, Uberização do trabalho e regulação no Capitalismo contemporâneo. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 1, p. 27-43, abr./jul. 2020.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 20. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 49 ed Rio de janeiro, Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Educação e mudança. 34. ed ver. e atual. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 23 ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES. S. Pedagogia, diálogo e conflito. -9. ed. - São Paulo: Cortez, 2015.

GARCIA, Tania Cristina Meira; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; ZAROS, Lilian Giotto; RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes. Ensino Remoto Emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal-RN: SEDIS/UFRN, 2020. 18p.

LANA, Raquel Martins. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. CSP: Cad. Saúde Pública 2020; 36(3). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csp/v36n3/1678-4464-csp-36-03-e00019620.pdf Acesso em 12 de abril de 2021.

LOPES, Nathan. Sem doses para todos, vacinação contra a covid-19 deve entrar em 2022. UOL. 20 de janeiro de 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/01/20/vacinacao-grupos-brasil-coronavirus.htm. Acesso em: 20 de abril de 2021.

MAAR, Wolfgang Leo. Prefácio. In: ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. Disponível em: http://www.verlaine.pro.br/txt/pp5/adorno-educacao.pdf.

OLIVEIRA, Sidmar da Silva; SILVA, Obdália Santana Ferraz; SILVA, Marcos José de Oliveira. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p.25-40, 2020.

OLIVEIRA, Raquel Mignoni de; CORRÊA, Ygor; MORÉS, Andréia. Ensino remoto emergencial em tempos de Covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga-SP, v.5, p.1-18, 2020.

OPAS/OMS. Folha informativa sobre Covid-19. Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 25 de abril de 2021.

OPAS/OMS. Considerações para medidas de saúde pública relacionadas a escolas no contexto da COVID-19: Anexo às Considerações para o ajuste de medidas sociais e de saúde pública. Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial da Saúde. 14 de setembro de 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52682/OPASWBRACOVID-1920112_por.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 25 de abril de 2021.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa-PR, v. 15, p. 1-24, 2020.

SOARES AMORA, Antônio. Minidicionário Soares Amora da Língua Portuguesa. 19ª ed. 6ª tiragem. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

TOMAZINO, Paulo. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. SINEPE/RS- Sindicato do Ensino Privado. 17 de abril de 2020. Disponível em: https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar. Acesso em: 20 de abril de 2021.

XIMENES, Salomão. Priorizar as escolas não significa reabri-las agora, no pico da pandemia’. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/priorizar-escolas-nao-significa-reabr-las-agora-no-pico-da-pandemia/. Acesso em: 27 de abril de 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.