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Freire e o legado para a educação brasileira
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Palavras-chave

Educação linguística
Freire
Entrevista póstuma

Como Citar

NUNES, Rosana Helena; SANTCLAIR, Dllubia; SILVA, Kleber Aparecido da Silva. Freire e o legado para a educação brasileira. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2397–2418, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8665854. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8665854. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Paulo Freire constrói um legado para a educação brasileira que é atemporal. Diante disso, o objetivo do texto In Memorian é trazer uma entrevista póstuma com o autor. A partir de uma revisão bibliográfica, apresentamos sua história de vida e suas obras. Além disso, trazemos uma resenha das três principais obras, a saber, Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia. Os trechos dessas obras embasam as respostas construídas para os questionamentos em relação à Covid-19, ao movimento Black Lives Matter e suas interfaces com a educação linguística e a decolonialidade, como uma forma de dialogar com as reflexões freirianas propostas para o contexto educacional. 

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665854
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Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FRAZÃO, Dilva. Paulo Freire: educador brasileiro. Disponível: https://www.ebiografia.com/paulo_freire/ . Acesso em: 21.abr.2021.

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