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Educação e epistemologias
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Palavras-chave

Pedagogia das competências
Tendência pós-moderna
Pedagogia histórico-crítica

Como Citar

AMARAL, Manoel Francisco do. Educação e epistemologias: críticas à pedagogia das competências à luz da pedagogia histórico-crítica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 65–91, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i1.8668490. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668490. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O texto tem como objetivo desenvolver reflexão atualizada em relação à pedagogia das competências como tendência pós-moderna à luz da pedagogia histórico-crítica. É apresentado em três partes além da introdução e conclusão. Na primeira, pretende-se caracterizar a pedagogia histórico-crítica; segunda, algumas críticas à pedagogia das competências; terceira, revelar a relação entre a pedagogia das competências e a educação do estado de São Paulo; na conclusão, a necessidade urgente de resgatar a concepção de educação pautada na totalidade, superação da visão individualista, defesa dos interesses planetários e universais, as questões éticas, ambientais, justiça social e valorização da vida.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668490
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