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Humanismo marxista em Edward Thomspon e Paulo Freire
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Palavras-chave

Cultura
Experiência
Educação humanizadora

Como Citar

POLLI, José Renato. Humanismo marxista em Edward Thomspon e Paulo Freire: a educação vista de baixo . Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 167–200, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i1.8668569. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668569. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

 Este artigo tem como finalidade analisar aspectos teóricos comuns entre o historiador inglês Edward Palmer Thompson e o educador brasileiro Paulo Freire, como a crítica ao idealismo marxista desvinculado da experiência cultural dos sujeitos e a consequente negação de seu papel na história. Não há a pretensão de incluir os dois autores em um mesmo campo teórico, um marxismo, mas destacar que a cultura - enquanto modos de vida e experiência em Thompson – e como leitura de mundo em Freire, se constitui como fundamento da historiografia social e da educação popular humanizadora. Desta forma, o marxismo e a educação são vistos de baixo.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668569
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