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Atravessando linhas
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Palavras-chave

Epistemologia
Educação pós abissal
Ciências humanas

Como Citar

BOMFIM, Juliana Cristina. Atravessando linhas : diálogos sobre epistemologias e educação . Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 92–111, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i1.8668570. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668570. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a relação da diversidade epistemológica no campo das ciências humanas e seus pressupostos para a produção do discurso científico no campo da educação. A discussão é interpelada pela especificidade das ciências humanas em contraposição às ciências naturais, sobre realidade e sentimento de realidade. Reconhecer a existência de um pensamento abissal em educação é condição sine qua non para atravessar linhas e para pensar o impensado no ocidente moderno. É imperativo desenhar um caminho alternativo, de modo a desaprender, ignorar e esquecer alguns conhecimentos já “validados” para aprender outros que há muito tempo vêm sendo “esquecidos” e ignorados. 

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668570
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