Banner Portal
The relation ship between philosophy and education
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Pedagogy
Education
Education philosophy

How to Cite

ARAÚJO, Maria Núbia de; PEREIRA , Maria Elly Krishna dos Santos; GONÇALVES, Ruth Maria de Paula. The relation ship between philosophy and education: theoretical contributions and methodological contributions to pedagogy. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 38–57, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8668592. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668592. Acesso em: 11 may. 2024.

Abstract

This paper discusses the fundamentals of education and the contributions of philosophy to education and pedagogy. The analysis, in progress, forms our research at the university, investigating the pedagogical conceptions and the assumptions and foundations of education. The theoretical-bibliographic text presents a synthesis in the currents of the philosophy of education, identifies the social function, limits and possibilities of this complex considering the specificity of class society. Thus, it is based on Saviani (2012, 2013, 2013a), Aranha (1996) andSeverino (1995). Human education and formation in the capitalist mode of production permeate through explicit and implicit mechanisms inherent to educational theories and educational praxis determining the conceptions of man, world and society.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668592
PDF (Português (Brasil))

References

Referências

AKSENEN, Elisângela Zarpelon. A pedagogia histórico-crítica no bojo das teorias educacionais. XII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17570_9258.pdf. Acesso em 27 de janeiro de 2022.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 2 ed. rev. Ampliada. São Paulo: Moderna, 1996.

DEWEY, John. Filosofia da educação. In: Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel; Anísio Teixeira. 4 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. 40 ed. São Paulo, Cortez, 2000. (Coleção Questões da Nossa Época. V. 13).

LACÉ, A. M. . O método dialético na teoria social de Marx: pesquisa conscienciosa e demorada. Revista Eletrônica Arma da Crítica , v. 6, p. 37, 2016.

LEFEBVRE, Henri. Prefácio à segunda edição. In. Lógica formal/ Lógica dialética. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira:1995. 312p.

LIMA, M. F ; JIMENEZ, S. V. O complexo da educação em Lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 73-94, 2011.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013a.

SAVIANI, Dermeval. Educação do senso comum à consciência filosófica. 19ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013b. (Coleção educação contemporânea)

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2012a. (Coleção memória da educação) 224 p.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40 jan./abr. 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo. Cortez, 1994. (Coleção Magistério 2º grau. Formação geral).

SEVERINO, Antônio Joaquim. Apresentação da coleção, Textos fundantes da educação in: BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão; revisão de Pedro Benjamin Garcia e Ana Maria Baeta. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da existência e a pedagogia da essência. Tradução de Rubens Eduardo: Centauro, 2002.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação

Downloads

Download data is not yet available.