Banner Portal
A naturalização da escola enquanto tecnologia
PDF

Palavras-chave

Escola enquanto tecnologia. Naturalização da Escola. Jacques Ellul. Ambivalência das Técnicas

Como Citar

SILVA, Gildemarks Costa. A naturalização da escola enquanto tecnologia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 27–56, 2015. DOI: 10.20396/rfe.v7i3.8642030. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8642030. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O artigo explora o problema da naturalização da escola no contexto da crise de sentido e de legitimidade da tecnologia da escola. Parte-se do pressuposto de que é possível focar a análise da escola no próprio instrumento, e propõe-se como meta, em fase exploratória, a noção de ambivalência da tecnologia como alternativa para superar a naturalização da tecnologia e, consequentemente, a crise de sentido e de legitimidade da escola enquanto tecnologia bem como das formas de pensá-la.

https://doi.org/10.20396/rfe.v7i3.8642030
PDF

Referências

CANÁRIO, Rui. A Escola tem Futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre/RS: Artmed Editora S.A., 2006.

CANÁRIO, Rui. A escola e as ‘dificuldades de aprendizagem’. Psic. da Educação, São Paulo, número 21, p. 33-51, 2005.

CANÁRIO, Rui. Escolas: elogio da diversidade. Revista Noesis, Portugal, número 73, p. 26-31, abril/junho de 2008.

COMENIUS, João Amós. A Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2006

CUESTA, Raimundo. La escolarización de masas: un sospechoso y ‘feliz’ consenso transcultural. Cuadernos de Pedagogía, Espanha, número 334, p. 81-85, abril de 2004.

CUESTA, Raimundo. La escuela y el huracán del progreso. ¿Por qué todavía hoy es necesaria una crítica histórica de la escolarización de masas? In≈daga, Espanha, número 4, p. 53-94, 2006.

CUESTA, Raimundo. Paradojas de la escuela en la era del capitalismo: carta a mis queridos críticos. Disponível em: http://www.nebraskaria.es/Nebraskaria/Trabajos_y_publicaciones_files/Conjuntoresen%CC%83a%20Felices.pdf. Acesso em 10 de fevereiro de 2015.

CUESTA, Raimundoet all. Dossier Educación. Separata de la Revista de Andorra, Andorra, número 11, p. 7-110, 2011.

ELGOZY, Georges. O desordenador: o perigo informático. Lisboa: Arcádia, 1976.

ELLUL, Jacques. A ambivalência das técnicas. In: Anais do I Seminário Brasileiro sobre o Pensamento de Jacques Ellul. Araraquara: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciência e Letras, 2009. Pg. 259-294.

ELLUL, Jacques. A Técnica e o Desafio do Século. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

FEENBERG, Andrew. Questioning Technology. 3. ed. London and New York: Routeledge – Taylor & Francis Group, 2001.

ILLICH, Ivan. Obras reunidas. Vol. I e II. México: FCE, 2006.

LIMA, Licínio C. Escolarizando para uma educação crítica: a reinvenção das escolas como organizações democráticas. In: TORRES, Carlos Alberto & TEODORO, António. Educação Crítica e Utopia: perspectivas para o Século XXI. Edições Afrontamento, 2005. Pg. 19-31

MARCUSE, Herbert. A ideologia da Sociedade Industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

MITCHAM, Carl; HOINACKI, Lee. The Challenges of Ivan Illich: a collective reflection. New York: State University of New York Press, 2002.

MONTERO, Julio Mateos. Problemas y apuntes para una historia crítica de la escolarización. Avances em Supervisíon Educativa, Espanha, número 18, p. 1-23, 2013.

MORIN, Edgar. Pour sortir du XXe Siècle. Paris: F. Nathan, 1984.

PINEAU, Pablo. ¿Por qué triunfó la escuela? o la modernidad dijo: “Esto es educación”, y la escuela respondió: “Yo me ocupo”. In: PINEAU, Pablo; DUSSEL, Inés; CARUSO, Marcelo. La Escuela como máquina de educar: tres escritos sobre un proyeto de la modernidad. Buenos Aires, Paidós, 2001.

PINEAU, Pablo. La escuela en el paisaje moderno. Consideraciones sobre el proceso de escolarización. Disponível em: http://www.projetoprogredir.com.br/images/bibliografia-definitiva/01-02-13-biblio/posmodernidad-y-la-globalizacion-de-marinis/raquel-soto/mas-bibliografia/pineau-la-escuela-en-el-paisaje-moderno.pdf. Acesso em 10 de fevereiro 2015.

PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. 2v.

POMBO, Olga. O insuportável brilho da escola. Disponível em: www.educ.fc.ul.pt/docentes/o pombo /investigacao/ brilhoescola.pdf. Acesso em 05 de janeiro de 2015.

STUCHUL, Dana Lynn. Schooling as ritual and as technology: explorations in the social thought of Ivan Illich. 1999. 198f. Tese (Doctor of Philosophy) – College of Education, The Pennsylvania State University, USA, 1999.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.