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A educação crítica como possibilidade educacional
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Palavras-chave

Educação ativa. Educação crítica. Universidade.

Como Citar

BAPTISTA, Maria das Graças de Almeida. A educação crítica como possibilidade educacional. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 245–265, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v6i2.8635379. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635379. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo traz para o debate a educação crítica em Gramsci e Vigotski, apresentando-a como possibilidade educacional. O estudo parte do pressuposto que, no Brasil, a educação ativa, influenciada pela orientação teórica de Dewey e de Piaget, permanece como possibilidade, uma vez que o transplante dos princípios da educação ativa teve como resultado um esvaziamento da obra desses autores. O desenvolvimento da presente reflexão aponta tanto para a condição pedagógica objetiva à construção da concepção e da prática do professor crítico, quanto para a Universidade, enquanto espaço privilegiado de criação das condições necessárias a que essa educação possa vir a se tornar uma realidade.

https://doi.org/10.20396/rfe.v6i2.8635379
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