Banner Portal
A educação física e as teorias do conhecimento
PDF

Palavras-chave

Educação física. Teorias do conhecimento. Ação motora.

Como Citar

SALADINI, Ana Cláudia; FOGAÇA JÚNIOR, Orlando Mendes; MONTOYA, Adrian Oscar Dongo. A educação física e as teorias do conhecimento. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 156–167, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i2.8635497. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635497. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Historicamente a disciplina de Educação Física esteve fundamentada nos conhecimentos das ciências biológicas, revelando uma concepção positivista do movimento humano. Pensamos que a Educação Física deve compreender melhor este ser humano que se movimenta e se reconstrói enquanto sujeito. Não basta apenas que faça as atividades práticas das aulas. É preciso que compreenda esta ação. A problemática que surge é: como o sujeito constrói conhecimento? Para responder, destacamos as teorias do apriorismo, empirismo e construtivismo, pois entendemos que explicam como o sujeito aprende, fundamentando a ação docente na Educação Física.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635497
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.