Banner Portal
Epistemologia das concepções abertas no ensino da educação física: o legado de Jean Piaget
PDF

Palavras-chave

Educação física escolar. Piaget. Epistemologia.

Como Citar

LIRA NETO, Joaquim Francisco de. Epistemologia das concepções abertas no ensino da educação física: o legado de Jean Piaget. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 359–375, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i2.8635510. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635510. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a influência do pensamento de Jean Piaget (1896-1980) na proposta das Concepções Abertas no ensino da Educação Física. A epistemologia do autor constituiu uma das referências para a proposta em questão, o que torna necessário o estudo dos pressupostos gnosiológicos e ontológicos da teoria piagetiana para a melhor compreensão das implicações político-pedagógicas do ensino aberto. É possível identificar problemas e limitações das Concepções Abertas, que, por herdar as visões de homem e sociedade defendidas por Piaget, encontra-se presa aos parâmetros do ensino centrado no aluno.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635510
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.