Banner Portal
Tendências investigativas no ensino de Ciências na Amazônia
PDF

Palavras-chave

Educação. Ensino de ciências. Amazônia.

Como Citar

SILVA, Luis Carlos Lemos da; GONZAGA, Amarildo Menezes. Tendências investigativas no ensino de Ciências na Amazônia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 439–453, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i2.8635515. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635515. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Atualmente não se pode negar a influência que a ciência tem sobre a sociedade. Com efeito, não podemos esquecer que esta mesma ciência se isolou das reflexões sobre o ser humano, sobre os valores éticos e mesmo sobre seus próprios fins. Portanto, ao falar em ciências e seu uso no processo ensino-aprendizagem nos remete ao pensamento da teoria clássica: onde todos os estudantes e, inclusive o professor, sairão satisfeitos. Ao contrário, o que se verifica atualmente é o oposto. Alunos desmotivados e professores insatisfeitos. Como isto pode acontecer se temos cada vez mais acesso aos recursos tecnológicos? As novas tecnologias presentes nas escolas não têm facilitado esse processo? Como as teorias cientificas podem ser usadas em sala de aula e como podem favorecer a construção do conhecimento no educando são questões que remetem à preocupação do autor em contribuir com uma tendência no ensino de ciências na Amazônia que vá em direção de uma educação em ciências que rompa com os estreitos limites da ciência atual.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635515
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.