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Sobre a ensinabilidade e a aprendizibilidade da filosofia: reflexões acerca da especificidade do exercício filosófico
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Palavras-chave

Ensinar. Aprender. Filosofia.

Como Citar

SCHÜTZ, Jenerton Arlan; SCHWENGBER, Ivan Luís. Sobre a ensinabilidade e a aprendizibilidade da filosofia: reflexões acerca da especificidade do exercício filosófico. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 331–349, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i2.8651165. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651165. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente texto reflete sobre a relação entre o ensinar e aprender filosofia. As indagações que levantamos neste artigo referem-se ao exercício da filosofia, ou seja, é possível que a filosofia seja “ensinável”? E “aprendível”? Para destrinchar os fios filosóficos das interrogações, o estudo decompõe-se em três partes: i) tematiza a ensinabilidade da filosofia, buscando superar a célebre discussão sobre se se ensina a filosofia ou se ensina a filosofar; ii) problematiza a aprendizibilidade da filosofia; iii) desenvolve a perspectiva da especificidade da filosofia. Ademais, considera que o ensino e a especificidade da filosofia está no ato de criação de conceitos. Caso queiramos um ensino de filosofia “filosófica”, necessitamos desenvolvê-lo a partir dos conceitos.

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i2.8651165
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