Banner Portal
A paideia: cultura, cibercultura e a educação à distância.
PDF

Palavras-chave

Filosofia. Paideia. Educação à distância. Cibercultura.

Como Citar

FONARI, Juliana Savoy. A paideia: cultura, cibercultura e a educação à distância. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 154–165, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i1.8652003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652003. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Apresenta os fundamentos históricos e institucionais da Educação grega clássica e da proposta de educação originada na Paideia Cristã. Aponta aspectos da formação do Cristianismo a partir da missionarização de Paulo e de suas Cartas, destinadas às comunidades cristãs emergentes, distantes de Jerusalém, núcleo originário do Cristianismo. Destaca o papel das Cartas Paulinas na constituição das comunidades cristãs primordiais. Apresenta as atuais definições de Educação à Distância e de Cibercultura, analisando aspectos da dinâmica atual de apresentação de percursos formativos à Distância e de suas potencialidades e desafios. Aponta para a defesa da Educação à Distância como dispositivo plenamente potencial de formação acadêmica, cultural e educacional, tal como se deu na Paideia Cristã.

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652003
PDF

Referências

LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina. 2002.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. SP: Editora 34, 1999.

MARROU, Henri-Irénée (1966). História da educação na Antiguidade. Tradução de Mário Leônidas Casanova. São Paulo: Herder; Edusp.

NUNES, César. Ide, Ensinai a Todos – Os 500 anos da Pedagogia Luterana. Editora Concórdia, Porto Alegre, 2017.

JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

SILVA, M. Sala de aula interativa. 1a edição. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

SANTOS. E. Educação online como campo de pesquisa formação: potencialidades das interfaces digitais. In: SANTOS, E.; ALVES, L. (Orgs.). Práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: E-papers, 2006.

SANTOS, E. Educação Online para além da EAD: Um fenômeno da cibercultura. In: Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.