Banner Portal
A produção sobre o corpo en revistas da educação
PDF

Palavras-chave

Corpo
Cientometria
Educação.

Como Citar

BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. A produção sobre o corpo en revistas da educação : uma análise epistemológica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 86–118, 2019. DOI: 10.20396/rfe.v11i1.8656632. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8656632. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O corpo é o tema que é discutido há muito tempo em várias áreas. Assim, o objetivo deste texto foi analisar os paradigmas epistemológicos dos artigos sobre corpo publicados em revista classificadas como A-1 no WebQualis na Área da Educação. Foi realizada uma análise documental a partir da Matriz Paradigmática. A análise foi composta por uma parte quantitativa e outra mais qualitativa que permitiu identificar os paradigmas de cada texto. Os resultados demonstram que das matrizes analisadas, o movimento Pós-Moderno responde por 50% do total de publicações. Isso demonstra uma tendência de movimento diferente do que era previsto inicialmente.

https://doi.org/10.20396/rfe.v11i1.8656632
PDF

Referências

ANDRADE, F. C. B. de; SILVA, A. P. dos S. Com o corpo tremendo: expressões corporais de sofrimento psíquico de docentes em contexto de conflitos relacionais na sala de aula. 38ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, São Luis, Out. 2017. Anais... São Luis: ANPED, 2017, p. 1-17.

ASSIS, R. M. de; GONÇALVES, V. O. (Org.). Educação física e educação: práticas, saberes e discursos. Curitiba: CRV, 2016, v. 1.

BOOM, A. M. ¡Ya no estás en la casa! Tecnologías de la escolarización. Hist. Educ., v. 16, n. 38, p. 17-42, Dic. 2012.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

BRACHT, V. ALMEIDA, F. Q. de. A virada pragmática e a educação: implicações do debate entre Richard Rorty e Jürgen Habermas. In: CHAVES-GAMBOA, M.; SANCHEZ GAMBOA, S. (Org.). Teorias e pesquisas em educação: os pós-modernismos. Maceió: EDUFAL, 2011, p. 39-62.

CANGUILHEM, G. Escritos sobre medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

CHAVES-GAMBOA, M.; SANCHEZ GAMBOA, S.; TAFFAREL, C. (Org.). Produção do conhecimento na educação física no nordeste brasileiro: o impacto dos sistemas de pós-graduação na formação dos pesquisadores da região. Campinas: Librum Editora, 2017.

COMTE, A. Curso de filosofia positiva; Discurso sobre o espírito positivo; Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo; Catecismo positivista. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os pensadores).

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ENGELS, Friedrich. Dialética da natureza. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

FENTERSEIFER, P. E. Giro Hermenêutico. In: CHAVES-GAMBOA, M.; SANCHEZ GAMBOA, S. (Org.). Teorias e pesquisas em educação: os pós-modernismos. Maceió: EDUFAL, 2011, p. 19-37.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. s. l.: Sabotagem, s.d. Disponível em: www.sabotagem.cjb.net. Acesso: 15 maio 2019.

GOBBO, A. (Org.). A educação em tempos de revolução das máquinas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.

GONÇALVES, Maria A. S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1994.

GUYTON, A. C. Fisiologia humana. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1985.

HUSSERL, E. A ideia de fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 1986.

LE BRETON, D. A sociologia do corpo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

LYOTARD, J.-F. A condição pós-moderna. 12. ed.- Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

MARX, K. Introdução à crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 2000, p. 23-48. (Coleção Os Pensadores).

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. 4ª Reimpressão. São Paulo: Boitempo, 2010a.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. 29. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, livro 1, v. 1.

MARX, K. Trabalho assalariado e capital & salário, preço e lucro. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010b.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. 4ª Reimpressão, São Paulo: Cosac Naify, 2013.

MEDEIROS, Mara. Didática e prática de ensino da educação física: para além de uma abordagem formal. Goiânia: CEGRAF-UFG, 1998.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

MOGARRO, M. J. O modelo pedagógico da escola oficina nº 1: corpo, regras e práticas no quotidiano de uma instituição alternativa. Cad. CEDES, v. 38, n. 104, p. 63-74, Abr. 2018.

PICH, R. H. Thomas Reid sobre concepção, percepção e relação mente-mundo exterior. Revista Eletrônica Veritas. Porto Alegre: PUCRS. v. 55, n. 2, p. 144-175, maio/ago. 2010.

PLATÃO. Fédon. São Paulo: Rideel, 2005.

SACARDO, M. S.; SILVA, R. H. dos R. ; SANCHEZ GAMBOA, S. . As análises epistemológicas na educação física: redescrevendo às redescrições? não! apenas aproveitando o ensejo da crítica. In: CHAVES-GAMBOA, M.; SANCHEZ GAMBOA, S. (Org.). Produção do conhecimento na educação física: balanços, debates e perspectivas. Maceió: EDUFAL, 2015, p. 79-93.

SANCHEZ GAMBOA, S. As diversas formas do conhecimento: bases histórico-filosóficas da pesquisa em educação. Filosofia e Educação, Campinas, v. 9, n. 3, p. 120-148, out. 2017-jan. 2018.

SANCHEZ GAMBOA, S. Métodos mistos nas análises epistemológicas: balanço da produção do conhecimento em educação física no nordeste brasileiro (1980-2013). In: CHAVES-GAMBOA, M.; SANCHEZ GAMBOA, S.; TAFFAREL, C. (Org.). Produção do conhecimento na educação física no nordeste brasileiro: o impacto dos sistemas de pós-graduação na formação dos pesquisadores da região. Campinas: Librum Editora, 2017, p. 26-37.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VERAS, Viviane. Ser diferente é normal?. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, p. 140-153, nov. 2008.

VILARINHO NETO, Sissilia et al. A produção sobre corpo, saúde e estética: primeiras aproximações sobre os anais do CONBRACE (1997-2009). 17º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 4º Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Porto Alegre, 11 a 16 setembro de 2011. Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011, p. 1-15.

ZOBOLI, F. Cisão corpo mente: espelhos e reflexos na práxis da educação física. São Cristóvão: Editora da UFS, 2012.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.