Resumo
O artigo discute a questão da formação para exercício da cidadania contida no artigo 22 da Lei 9.393/1996. O problema está formulado nos seguintes termos: a Filosofia é relevante na educação básica quando uma de suas finalidades é contribuir na formação comum para o exercício da cidadania? Como hipótese de trabalho procuramos mostrar que sim e que por excelência as subáreas Ética e Filosofia Política, são indispensáveis à referida formação. A reflexão em torno do problema proposto será conduzida à luz do pensamento político de Jean-Jacques Rousseau, importante pensador da modernidade, especialmente nos campos ético, político e pedagógico.
Referências
AMES, José Luiz. Entrevista. Diaphonía, Toledo, vol. 4, n° 2, p. 14-23, 2018.
BIGNOTO, Newton. Maquiavel. Rio de Janeiro, Zahar, 2003.
BRASIL. Decreto-Lei n° 4.244, de 9 de abril de 1942.
BRASIL. Lei n° 4.024, de 20 de dezembro de 1961.
BRASIL. Lei n° 5.692, de 11 de agosto de 1971.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 19 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei n° 11.684, de 2 de junho de 2008.
BRASIL. Lei n° 13. 415, de 16 de fevereiro de 2017.
BRASIL. Medida Provisória n° 746, de 22 de setembro de 2016.
BRASIL. Portaria n° 1570, de 20 de dezembro de 2017.
BRASIL. Projeto de Lei n° 6003, de 17 de julho de 2013.
DUSSEL, Enrique. 20 Teses de Política. São Paulo: Expressão Popular, 2007
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discursos sobre as Ciências e as Artes. São Paulo: Abril Cultural, 1978a.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. São Paulo: Abril Cultural, 1978b.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social e outros escritos. São Paulo: Abril Cultural, 1978c.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou, da Educação. 4° ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
SILVA; Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação