Banner Portal
Educação das infâncias e crianças no Brasil
PDF

Palavras-chave

Pandemia
Educação de crianças
Educação infantil

Como Citar

ARAÚJO, Ana Lúcia Soares da Conceição. Educação das infâncias e crianças no Brasil : paradoxos e possibilidades em tempos pandemia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v12i3.8661850. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8661850. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo faz uma reflexão crítica dos impactos da pandemia para as crianças da Educação Infantil no Brasil. Delineia algumas concepções de criança e infância nos discursos normativos, apontando possibilidades que valorizem a experiência infantil.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661850
PDF

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade In: Revista Interfaces Científicas, Aracaju, V.8, N.3, p. 348 - 365 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251/4047 . Acesso em 05 de out 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil. Brasília, MEC, SEB, 2010.

_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, MEC, SEB, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>, Acesso em 26 out 2020.

¬¬¬¬¬_______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. 28 de abril de 2020. Brasília, DF, 2020.

_______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. 07 de julho de 2020 . Brasília, DF, 2020.

________.Ministério da Saúde. Dados do COVID-19. Atualização 27/10/2020. Disponível em https://covid.saude.gov.br/. Acesso em 27 de out.2020.

KOHAN, Walter O. Infância: entre educação e filosofia.1 ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.

_______________. Infância e Filosofia In: Estudos da infância; educação e práticas sociais. SARMENTO, Manuel, GOUVEA, Maria Cristina (Orgs). Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2008.

____________. Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica In: Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-9, 2020. Disponível em https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16212/209209213391. Acesso em : 26 de out. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S/A, 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.