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Educação, ensino e pesquisa
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Palavras-chave

Educação
Ensino
Pesquisa

Como Citar

FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. Educação, ensino e pesquisa: reflexões a partir de pedagogias críticas da educação brasileira. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 2601–2626, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i3.8661940. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8661940. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este texto discute a partir do aporte teórico-conceitual de Dermeval Saviani e Paulo Freire, as contribuições dos autores para o debate das categorias, educação, ensino e pesquisa. Em termos de fontes, utiliza-se de uma bibliografia clássica dos autores supramencionados, buscando examinar no conteúdo dos seus próprios textos a possibilidade de uma imbricação formativa entre ensino e pesquisa. Concluí que apesar do conceito de educação não ser tão antagônico entre os autores, vê-se que em Saviani há a proposição de papéis diferenciados para o ensino e a pesquisa, enquanto em Freire, a relação entre ensino e pesquisa projeta uma educação crítica, reflexiva e dialógica.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i3.8661940
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