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Ideias do século das luzes
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
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Palavras-chave

Educação
Iluminismo
Rousseau

Como Citar

CARDOSO, Denylson Douglas de Lima; SÁ, Nelson Pereira de. Ideias do século das luzes: a educação rousseauniana como projeto iluminista. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 73–95, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8663709. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8663709. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo elenca os elementos que demarcaram o iluminismo e suas influências na educação a partir do século XVIII. O estudo visa responder: o que foi o século das luzes e quais as suas contribuições para a educação? Como instrumento da coleta de dados priorizou-se o uso de textos em três momentos, a saber: primeiro - dos tipos “resposta à pergunta o que é o Esclarecimento?; segundo - análises sobre o pensamento rousseauniano a partir dos textos “Emílio ou da educação” e “Projeto de Educação” nas  abordagens de  Rousseau para suscitar debates sobre a educação humanista fundamentada na vivência do Contrato Social e nos fundamentos de uma educação para a sensibilidade do sujeito moderno; terceiro - discutir o legado das ideias iluministas no processo educacional na realidade brasileira.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8663709
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Referências

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