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As implicações da reforma do novo ensino médio na prática e na formação docente em filosofia
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Palavras-chave

Ensino de filosofia
Novo ensino médio
Formação docente

Como Citar

RODRIGUES, Neuza Ferreira; FERREIRA, Sônia Maria Lira. As implicações da reforma do novo ensino médio na prática e na formação docente em filosofia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 2020–2055, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i1.8664187. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8664187. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Com a chegada do novo Ensino Médio, o ensino de filosofia mais uma vez sofre um golpe, voltando ao campo da instabilidade das políticas educacionais ao deixar de ser uma disciplina obrigatória. Compreender a aceitação e a recusa dos estudantes no que se refere ao estudo de filosofia nesse cenário é primordial para garantir a sobrevivência dessa disciplina no atual contexto educacional. Por isso, os professores de Filosofia são convocados a repensar o ensino de filosofia e a formação docente, abordando esse problema filosófico, na tentativa de superar a visão negativa da disciplina no Ensino Médio. A metodologia realizada na pesquisa foi a pesquisa-ação, seguindo o método fenomenológico.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664187
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