Banner Portal
Análise dos projetos de ensino, pesquisa e extensão firmados pela UFSC com suas fundações de apoio no ano de 2015
PDF

Palavras-chave

Fundações de Apoio. Administração universitária. Universidade e sociedade. Governança.

Como Citar

SIMON, Lilian Wrzesinski; SILVA, Carla Cerdote da; MACHADO, Antonio Marcos; RITTER FILHO, José Alvicio; PEREIRA, Larissa Espíndola Machado; RAMOS, Alexandre Moraes. Análise dos projetos de ensino, pesquisa e extensão firmados pela UFSC com suas fundações de apoio no ano de 2015. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 270–290, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i2.7741. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650604. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o quantitativo e volume financeiro dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, firmados pelas Fundações de Apoio no âmbito dos Centros de Ensino da UFSC, durante o ano de 2015. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A partir do levantamento das informações disponibilizadas pelas quatro Fundações de Apoio da UFSC foram analisados os projetos gerenciados em cada uma delas, seus respectivos valores, suas áreas de atuação - entre ensino, pesquisa e extensão e as distribuições destes pelos Centros de Ensino da instituição. A análise dos dados demonstrou que a UFSC se destaca na área da pesquisa em campos como a tecnologia e inovação e na extensão em áreas como a saúde e a tecnologia. No que tange aos recursos financeiros, observa-se que há concentração de projetos e movimentação de recursos em três Fundações de Apoio de forma homogênea. Esta característica persiste na alocação dos recursos por Centro de Ensino, assim como no montante de recursos destinados a projetos de extensão. 

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7741
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.