Análise dos projetos de ensino, pesquisa e extensão firmados pela UFSC com suas fundações de apoio no ano de 2015

  • Lilian Wrzesinski Simon Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Carla Cerdote da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Antonio Marcos Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Alvicio Ritter Filho Instituto Federal de Santa Catarina
  • Larissa Espíndola Machado Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Moraes Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Fundações de Apoio. Administração universitária. Universidade e sociedade. Governança.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o quantitativo e volume financeiro dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, firmados pelas Fundações de Apoio no âmbito dos Centros de Ensino da UFSC, durante o ano de 2015. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A partir do levantamento das informações disponibilizadas pelas quatro Fundações de Apoio da UFSC foram analisados os projetos gerenciados em cada uma delas, seus respectivos valores, suas áreas de atuação - entre ensino, pesquisa e extensão e as distribuições destes pelos Centros de Ensino da instituição. A análise dos dados demonstrou que a UFSC se destaca na área da pesquisa em campos como a tecnologia e inovação e na extensão em áreas como a saúde e a tecnologia. No que tange aos recursos financeiros, observa-se que há concentração de projetos e movimentação de recursos em três Fundações de Apoio de forma homogênea. Esta característica persiste na alocação dos recursos por Centro de Ensino, assim como no montante de recursos destinados a projetos de extensão. 

Biografia do Autor

Lilian Wrzesinski Simon, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2014).

Carla Cerdote da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestranda em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2001).
Antonio Marcos Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2007).

José Alvicio Ritter Filho, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestrando em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Graduação em Administração pelas Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, CELER/FACISA (2010).

Larissa Espíndola Machado Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012).

Alexandre Moraes Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado
2017-07-04
Como Citar
Simon, L. W., Silva, C. C. da, Machado, A. M., Ritter Filho, J. A., Pereira, L. E. M., & Ramos, A. M. (2017). Análise dos projetos de ensino, pesquisa e extensão firmados pela UFSC com suas fundações de apoio no ano de 2015. Revista Internacional De Educação Superior, 3(2), 270-290. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7741