Por uma universidade para o mercado ou para todos: democracia e emancipação

  • Edite Maria Sudbrack Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Arnaldo Nogaro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Palavras-chave: Políticas educacionais. Globalização neoliberal. Democratização. Organismos internacionais.

Resumo

A temática abordada neste ensaio exige posicionamento das Políticas Educacionais no sentido de superação do atraso histórico das oportunidades de acesso, permanência e qualidade do Ensino Superior no país, na perspectiva de sua democratização. O texto é de caráter teórico, de natureza bibliográfica e qualitativa. O artigo discute os apelos da globalização neoliberal que transforma o conhecimento em mercadoria, impactando no processo de exclusão, sob as determinações originárias dos organismos multilaterais, os quais produzem a transnacionalização das Políticas Educacionais. No horizonte da utopia, reside a luta para que a educação, a cultura, a ciência e o conhecimento sejam tratados como bens a serem solidariamente compartilhados, ou seja como bens públicos, rumo à ampliação das oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Coordenadora e docente do Mestrado em Educação e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987). Tem experiência na área de Filosofia, Antropologia Filosófica, Formação de Professores e Filosofia da Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação escolar, aprendizagem, docência universitária e formação docente. 
Publicado
2017-07-16
Como Citar
Sudbrack, E. M., & Nogaro, A. (2017). Por uma universidade para o mercado ou para todos: democracia e emancipação. Revista Internacional De Educação Superior, 3(2), 417-431. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7783