Por uma universidade para o mercado ou para todos: democracia e emancipação

Autores

  • Edite Maria Sudbrack Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Arnaldo Nogaro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7783

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Globalização neoliberal. Democratização. Organismos internacionais.

Resumo

A temática abordada neste ensaio exige posicionamento das Políticas Educacionais no sentido de superação do atraso histórico das oportunidades de acesso, permanência e qualidade do Ensino Superior no país, na perspectiva de sua democratização. O texto é de caráter teórico, de natureza bibliográfica e qualitativa. O artigo discute os apelos da globalização neoliberal que transforma o conhecimento em mercadoria, impactando no processo de exclusão, sob as determinações originárias dos organismos multilaterais, os quais produzem a transnacionalização das Políticas Educacionais. No horizonte da utopia, reside a luta para que a educação, a cultura, a ciência e o conhecimento sejam tratados como bens a serem solidariamente compartilhados, ou seja como bens públicos, rumo à ampliação das oportunidades.

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Biografia do Autor

Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Coordenadora e docente do Mestrado em Educação e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987). Tem experiência na área de Filosofia, Antropologia Filosófica, Formação de Professores e Filosofia da Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação escolar, aprendizagem, docência universitária e formação docente. 

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Publicado

2017-07-16

Como Citar

SUDBRACK, E. M.; NOGARO, A. Por uma universidade para o mercado ou para todos: democracia e emancipação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 417–431, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i2.7783. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650612. Acesso em: 20 jan. 2021.